Novidades

Mister o que é o princípio da PROGRESSÃO?

Hoje vou contar-vos uma experiência pela qual passei recentemente num jogo de Sub-12/13. 

Fotografia retirada de www.123rf.com
O campeonato distrital de infantis em Coimbra é pouco competitivo e muitas vezes os campeões de série ou mesmo distritais decidem-se no confronto entre as 2-3 melhores equipas, pelo que quando uma dessas melhores equipas defronta uma equipa mais fraca o resultado é normalmente bastante, e repito bastante desnivelado.

Foi o que aconteceu há pouco tempo num jogo da minha equipa que ao intervalo do jogo vencia o adversário por 10-0 salvo erro. Perante este resultado resolvi alterar o objetivo coletivo em organização defensiva da minha equipa, não porque tive pena do adversário não conseguir jogar mas porque realmente queríamos organizarmos defensivamente mais atrás (Organização Defensiva em bloco mais baixo) para poder melhorar o nosso ataque rápido, que é um dos objetivos nesta fase do planeamento. Portanto, a nossa equipa deu a bola ao adversário no seu meio campo! 

Acontece que fiquei estupefacto ao aperceber-me que o portador da bola do adversário, quando recebia do guarda-redes não conduzia para a frente ou conduzia a passo sem saber o que fazer ao objeto mais importante do jogo! Para além disso, quando havia um pontapé de baliza os dois defesas em vez de colocarem-se o mais á frente possível, colocavam-se junto à linha final, estando os nossos atletas no meio-campo! Revolto-me, não compreendo, não podem haver atletas com 12-13 anos que não sabem praticar, perceber o princípio mais importante do jogo de Futebol a atacar, o princípio da Progressão. São eles os culpados? Será o treinador que começou a orientá-los este ano? Os miúdos não são de certeza.

Porque acontece isto? Porque não existem modelos de ensino do jogo, não existem modelos de ensino que promovam a evolução do jogador, o único objetivo é a autopromoção do treinador que se não luta pela faixa de campeão, não interessa o treino, não interessa a evolução coletiva e individual.

O princípio da progressão é o maior e mais importante princípio do jogo em ataque e deve ser o primeiro a ser ensinado. Começa na bola, na relação “amorosa” com ela nas idades iniciais (5-6-7 anos), ensinando a técnica, depois colocando o adversário com o objetivo de o superar e chegar ao grande objetivo do jogo, o golo, e terminando com ensino dos restantes princípios sempre em associação com este grande princípio, porque tu dás cobertura ofensiva para permitir progressão por outra zona, tu dás mobilidade para receberes numa zona mais à frente no campo (progressão no terreno) e tu dás espaço para permitir que o portador possa progredir na zona onde está.

Mas o que interessa é o 7x7 em miúdos de 7-8-9 anos quando eles mal vêem o colega do lado quanto mais os outros 5, o que interessa é posses de bola com o jogo dos 10 passes sem orientação, sem o maior objetivo do jogo, e o que interessa são circuitos técnicos para entreter onde nem sequer explicam porque é que aquilo é importante para o jogo.

E depois alguns iluminados ainda dizem que a falta de competitividade no distrito é devido ao clube grande da região que recruta os melhores! É muito fácil colocar a culpa nos outros, será sempre mais fácil, por isso eu sempre saúdo os treinadores que no jogo da 2ª volta eu percebo o quanto os atletas evoluíram, o quanto eles melhoraram no conhecimento do jogo independentemente se perderam por mais ou por menos! 

Mister o que é o princípio da Progressão? 

Sem comentários