Novidades

O 4-4-2 clássico da Seleção


No último jogo a seleção nacional começou o jogo num sistema tático diferente do que estamos habituados. Parece-me que será um sistema de recurso, que será utilizado caso o resultado seja desfavorável e seja necessário marcar golo. A primeira pergunta é: Se é um sistema utilizado para marcar golos, como é que não conseguimos criar oportunidades durante 70 minutos de jogo, que não sejam de bola parada?

Se não for este o caso e o selecionador nacional estiver à procura de um sistema diferente para implementar, durante o mundial, quais os jogadores que jogarão de início e em que posições?

Como disse anteriormente, na minha opinião, neste jogo o selecionador quis procurar uma solução para “alturas de aperto”. No entanto, não tinha os jogadores habituais o que pode distorcer um pouco a imagem com que ficamos das potencialidades do uso deste sistema, seja como recurso ou não.

Este sistema, quando bem utilizado, permite à equipa defender de uma forma mais compacta e colocar na área adversárias mais jogadores em situações de finalização quando está a atacar. Temos como exemplo o 4-4-2 do Jorge Jesus no Benfica que consegue sempre criar muitas situações de finalização.

Requer, contudo, muita dinâmica da parte dos avançados e dos médios alas, a participarem no jogo interior (visto que temos menos médios centros) e a criar espaços para os laterais também participarem no jogo ofensivo.

Neste sentido, com o sistema 4-4-2 clássico, os jogadores que nos parecem mais indicados são a linha defensiva habitual (João Pereira, Pepe, Bruno Alves e Fábio Coentrão), visto que temos dois laterais bastante ofensivos; João Moutinho e William Carvalho, dois jogadores completos com grande capacidade ofensiva e defensiva; Rafa e Nani nas alas, jogadores que participam muito no jogo interior e capazes de desequilibrar a defesa adversária com movimentos de rutura; e Cristiano Ronaldo e Éder na frente, um muito rápido, móvel, capaz de marcar golos de todas as maneiras e feitios e outro com uma grande capacidade aérea que vem buscar jogo e aparece na área a finalizar. 


Comentem no Blog, por favor, para não difundir os comentários e permitir uma discussão entre todos os leitores.

Sem comentários